PROFICIÊNCIA - PLLE
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cidades Territórios, Identidades e Educação, divulga o edital 02/2025 PPGCITE, relativo ao Exame de Proficiência em Leitura de Língua Estrangeira, a ser realizado no dia 24/05/2025. As inscrições devem ser realizas após o pagamento da taxa de inscrição no site da FADESP (http://cursos.fadesp.org.br/mostracurso.asp?curso=587), aos que não possuem cadastro na FADESP, favor realizá-lo no site (http://cursos.fadesp.org.br/novocadastro.asp). Após o pagamento o comprovante precisa ser enviado por e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e acompanhar todos os atos e comunicados referentes ao PLLE, divulgados na internet, nos endereços: www.ppgcite.propesp.ufpa.br.
Edital 02-2025 - PPGCITI - PLLE - Maio
PROJETO CECAMPE/NORTE - PESQUISA/EXTENSÃO
Coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE), em colaboração com a UFPA e o FNDE, o CECAMPE Norte consolida-se como uma iniciativa-chave para aprimorar políticas públicas de educação na Amazônia, integrando práticas acadêmicas, técnicas e sociais. Sua relevância está vinculada ao enfrentamento de obstáculos regionais, como a diversidade geográfica e as disparidades socioeconômicas, por meio de estratégias como formação continuada de profissionais da educação, suporte especializado a municípios e estados, e implementação de sistemas de acompanhamento adaptados às necessidades locais. Essas ações otimizam iniciativas federais, garantindo maior eficácia na aplicação de recursos e na gestão de programas estruturantes para as escolas da região norte. A originalidade da proposta reflete-se no desenvolvimento de frameworks de gestão educacional flexíveis, capazes de serem adaptados a diferentes contextos, aliando conhecimento tradicional e inovação tecnológica. A articulação entre setores públicos, instituições de ensino e populações locais exige coordenação multidisciplinar, envolvendo áreas como pedagogia, gestão pública e inovação, além de integrar estudantes em diferentes etapas formativas, reforçando o vínculo entre teoria e prática. Ao harmonizar rigor acadêmico com impacto comunitário, a iniciativa avança na eficiência administrativa, no engajamento participativo e na redução de desigualdades, posicionando-se como modelo de how a pesquisa aplicada pode gerar soluções sustentáveis e inclusivas, em sintonia com as demandas socioambientais da Amazônia.